Festival Hack Modular
A casa de shows Commons, localizada no Rio Vermelho e inaugurada em 2013, encerrou suas atividades em 2021, vítima da crise econômica causada pela pandemia de covid-19. Felizmente o estado da Bahia tem o programa Aldir Blanc, criado para a efetivação de ações emergenciais de apoio ao setor cultural. Dessa forma surgiu o festival Hack Modular, que foi um dos eventos culturais de música contemplados com apoio financeiro do estado.
Segundo Vince de Mira, proponente do Festival Inédito, Hack Modular, o evento visa utilizar o conceito de espaço hacker para desenvolver soluções para o setor da música, lembra a importância dos Festivais para a continuidade da música na Bahia em tempos pandêmicos.
“Os festivais são estruturantes para o mercado da música nos respectivos aspectos: simbólico, gerando memória afetiva e acesso ao público de novas cenas e de artistas de destaque; econômico, por distribuir recursos para as diversas camadas econômicas como as de serviço criativo, técnica, manutenção e comércio local; e a de formação profissional por ser um ambiente de trocas de informação, tecnologia e intercâmbio artístico através de um hackeamento mútuo do público entre artistas a partir da identidade curatorial criada“, comenta.
O festival promove a exibição de mostras musicais e chega para promover o sistema de gerenciamento de turnês para artistas circuito modular. O evento pode ser assistido no YouTube e por enquanto já teve shows dos seguintes artistas:
Laís Marques
Bayo
Andrea Martins
Sued Nunes
Irmão Carlos Psicofunk
Jotaerre
Ronei Jorge
Neila Kadhi
No perfil do Instagram foi dito que em breve teremos mais novidades sobre o evento.
Assista Ronei Jorge & Neila Kadhi & Laís Marques & Bayo:
Assista Andrea Martins & Sued Nunes & Irmão Carlos & Jotaerre: