Gustavo Pio lança segundo single de sua carreira
Composta pelo artista aos 16 anos, a música conta com produção de Martin Mendonça (PITTY/AGRIDOCE) e tem capa feita por inteligência artificial
Por Rodrigo de Oliveira
O cantor e compositor Gustavo Pio lança neste mês de abril o segundo single de sua carreira, Anistia, que chega às plataformas digitais no dia 16. Hoje com 31 anos, o artista conta que compôs a música quando ainda era adolescente. “Eu tinha mais ou menos 16 anos e Anistia foi a primeira composição que senti a letra realmente refletir aquilo que eu gostaria de dizer. Foi uma música divisora de águas na minha trajetória como compositor e traz um grito que eu sempre quis colocar para fora”, revela. “Sempre é hora de rever nossos objetivos e readequar o nosso lugar no mundo. Eu permaneço com essa inquietação até hoje e a música continua transmitindo uma mensagem que eu quero compartilhar com as pessoas. É uma forma de dar voz a esse adolescente angustiado, mas também de cutucar os ouvintes com o questionamento: você está realmente vivendo a vida que você gostaria de viver?”, provoca
Anistia é a segunda obra do artista com produção e guitarras de Martin Mendonça, guitarrista da cantora Pitty e seu parceiro no projeto Agridoce. O lançamento também acontece pelo selo musical de Martin e sua companheira Juana Diniz, Praia dos Artistas.
Gustavo e Martin já haviam trabalhado juntos em Vaca de Presépio, primeiro single de Pio. A colaboração entre os dois nasceu na pandemia, quando Gustavo começou a ter aulas de guitarra com Martin. “Comentei com ele que estava com vontade de gravar algumas composições minhas. Ele escutou, ficou super animado com o material e topou produzir. Para mim foi uma alegria imensa, pois já admirava o trabalho dele de longa data”, conta.
Diferentemente da música anterior, Anistia vem com uma pegada mais indie e flerta com o pop rock.
Além de Gustavo e Martin, a música conta com a participação de Duda Machado (ex-baterista da Pitty), Cadinho Almeida (baixista da banda Cascadura) e André T (que já trabalhou com nomes como Baiana System, Pitty, Caetano Veloso e Carlinhos Brown), que também participaram da primeira música do artista. Para os próximos meses, a perspectiva é de mais lançamentos. “Tenho mais duas músicas inéditas gravadas e espero lançá-las até o fim do ano”, revela Gustavo.
Para produzir a capa do single, o artista contou com a ajuda da tecnologia. “Com as limitações de um artista independente, contratar um designer não é uma opção viável e tenho que usar a criatividade para criar as artes dos álbuns. Para Anistia, eu contei com a ajuda de uma inteligência artificial que cria imagens a partir de textos e editei o resultado no Photoshop”, conta.
Ouça no Spotify:
Sobre Gustavo Pio
Gustavo nasceu em Belo Horizonte, mas passou a infância no interior de Minas Gerais, na cidade de Luz. Foi neste ambiente pacato com menos de 20 mil habitantes que ele permaneceu até os 13 anos, quando se mudou para a capital. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2014, mas não seguiu a profissão e decidiu focar na carreira musical.
Após passar por cursos livres de música, Gustavo foi estudar Música Popular na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e se mudou para Salvador em 2017, onde morou até se formar. “Cresci muito durante esse processo, Minas e Bahia são lugares muito diferentes, mas que se complementam em vários aspectos. Essa experiência foi essencial para o meu desenvolvimento enquanto artista e abriu portas para diversas parcerias”.
Ficha técnica:
Martin Mendonça: guitarras, produção, arranjo
Duda Machado: bateria e percussão
Cadinho Almeida: baixo
André T : sintetizadores, mixagem e masterização
Gustavo Pio: vozes e composição
Gravado no Estúdio T, por André T, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador
Instagram: gustavopioc
Facebook: gustavopioc
TikTok: @gustavopioc